sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Estoque vazio !!

Estoque vazio

Um homem obeso, de estatura mediana, aparentado uma certa preocupação, o que é normal aos populares nos dias de hoje, entrou numa loja e foi logo pedindo:
- Eu quero um adjunto.
- De que tipo senhor? - respondeu solícito o vendedor.
- Ora , mas tem mais de um tipo?
- Perdão senhor, mas agora temos de dois tipos.
- Mais essa! Já inventaram outro tipo!?
- Pois é senhor, a língua tem evoluído muito...
- Evoluído!? Tem é atrapalhado muito a vida da gente! Dê-me logo um.
- Perdão senhor, eu preciso saber qual, do contrário acabo vendendo uma mercadoria errada ao senhor, aí vem as reclamações, eu acabo perdendo meu emprego e o senhor sabe, nos dias de hoje, não está fácil arrumar outro..
- Está bem, esta bem! Quais são os tipos?
- Bom, temos o Adjunto Adnominal, que é aquele que é muito usado para caracterizar ou determinar os substantivos.
- E é bom?
- Muito! Na análise sintática, existem várias peças morfológicas que fazem de adjunto adnominal tais como: artigo, numerais, pronomes e adjetivos.
- Puxa, eu não imaginava que essa área tinha evoluído tanto! O senhor pode me mostrar um?
- Claro, veja esta frase: “VOCÊ É MEU GRANDE AMIGO.”...
- Eta frasezinha sem graça, sem originalidade!
- É verdade, mas é a única amostra que temos nesse momento, o autor, quer dizer, o produtor anda meio cansado .
- Está bem , continue .
- Então , como o senhor pode observar , a palavra grifada nesta frase ,”GRANDE” , é um adjetivo mas na análise sintática , tem a função de adjunto adnominal , pois está caracterizando um substantivo , “AMIGO” .
A marca ADNOMINAL , vem da palavra “nome” , que é como chamamos um substantivo na gramática .
-Parece mesmo um bom material . Pode embrulhar , vou levar esse !
- Mas o senhor não quer ver o outro ?
- O senhor não disse que este é muito bom !?
- Disse mas é minha função, ou melhor, é minha obrigação mostrar todos os tipos que temos na loja, do contrário, o cavalheiro leva esse, acaba não gostando , e ai vem as reclamações e ...
-Já sei , já sei ! Aí o senhor perde o emprego e tá... tá...tá...tá, já conheço bem todos os discursos . Vamos lá mostre - me o outro .
- O outro é o ADJUNTO ADVERBIAL...
-Este eu conheço! É adverbial porque está em função do verbo da oração!
- Exatamente , e quem exerce essa função , na análise sintática , são os advérbios . Quer ver a amostra?
- Não é sua função mostrar-me ?
- Sim, claro !
- Então manda !
- Veja , essa amostra de frase: “O BALÃO CAÍA LENTAMENTE “.
- Nossa , essa amostra está horrível, pior que a outra . Acho que está na hora de aposentar este autor, ou melhor , este produtor!
- Para o senhor ver , hoje em dia qualquer um escreve , quer dizer , produz! Que saudades dos velhos tempos!
- Mas vá lá! Explique -me como funciona.
- É o seguinte , o senhor está vendo a palavra grifada?
- Sim , “LENTAMENTE”.
- Então , essa palavra , na morfologia , é um advérbio , mas na analise
sintática é um adjunto adverbial , pois está função de modificar o verbo “CAIR” .
- Parece ser muito bom também!
- Excelente!
- Então vou levar um de cada, pode embrulhar!
- Não temos!
- Como não tem!?
- Só amostras!
- O senhor me faz perder todo esse tempo aqui, me confunde com os tipos de adjuntos e no final diz que não tem!!!
- É que está é a minha função, o senhor entende, se eu não explico os tipos com os quais trabalhamos, vêm as reclam...
- Ora, pois passe bem!!!
- Espere, o senhor não quer dar uma olhadinha num “Aposto”..? Mas que gente apressada!

( JOÃO CARLOS DE MENEZES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por me visitar e deixar a sua impressão!!